3 passos para realizar os seus sonhos

Se você busca uma fórmula mágica que te leve aos seus sonhos num estalo de dedos, pare a leitura por aqui. O método que eu vou compartilhar com você funciona e leva ao atingimento do seu objetivo, mas não sem esforço (um esforço muito bem recompensado, diga-se de passagem). Hoje eu gostaria de compartilhar com você um mapa que leva a conquista dos seus sonhos.

Todos temos sonhos. Conseguimos imaginar como seria viver este sonho, lamentamos não estar vivendo este sonho, no entanto, a maioria de nós não faz nada para tornar este sonho realidade. Comigo não foi diferente.

Sou apaixonado por fotografia, e por muito tempo tive o sonho de ser um profissional do ramo. Era capaz de imaginar quão bom seria trabalhar como fotógrafo e lamentava não estar trabalhando com fotografia. O que eu fazia para realizar meu sonho? Nada. Sentimos medo de falhar, de não ser bom o suficiente, do que os outros vão pensar… E esses medos nos fazem inventar todo o tipo de muletas para justificar que sair da zona de conforto é uma péssima ideia.

Somos ótimos em inventar desculpas para justificar a inércia. No meu caso: “Equipamento fotográfico é muito caro”, “eu não conheço ninguém desse ramo”, “ninguém vai querer contratar um fotógrafo sem experiência’, e tantos outros.

Mas tudo mudou quando eu segui estes 3 passos:

  • Um sonho escrito no papel se transforma em uma meta. Defina o sonho que você quer realizar, escreva num papel e coloque em um lugar visível, para que você não se esqueça que este é o objetivo da sua vida agora.
  • Uma meta dividida em passos se transforma em um plano. Na folha de papel, relacione em detalhes quais passos precisam ser realizados para que você consiga atingir o seu sonho. Agora não é o momento de se preocupar com a dificuldade ou a maneira que você irá realizar estes passos no futuro. Apenas faça uma lista de tudo o que for necessário.
  • Um plano suportado por ação se transforma em um sonho realizado. Agora que você já definiu o seu destino e sabe o que é preciso para chegar lá, entre em ação! Escolha um dos passos e comece a realizar. Lembre-se, é uma caminhada e você não vai chegar ao destino no primeiro passo. Faça um pouquinho por dia. Não será rápido, mas você terá a certeza de que está no caminho certo, e que alcançar o seu destino é, na maioria dos casos, uma questão de tempo.

Eu consegui realizar o meu sonho. Com o foco no objetivo, fui capaz de reduzir gastos em outras áreas da minha vida e comprei meu equipamento, me aproximei de pessoas do ramo, estudei, fiz cursos, fotografei profissionalmente casamentos, peças teatrais, books, ensaios sensuais… Foi bastante gratificante e não me arrependo, mas no processo descobri que trabalhar com fotografia não era tudo aquilo que eu imaginava.

Você vai atingir o seu sonho se seguir estes três passos. Neste processo você pode descobrir que o seu sonho não é bem como você imaginava, e não há nenhum problema nisso. Você terá aprendido a confiar em si mesmo e verá que é capaz de realizar coisas incríveis. E podemos sempre voltar ao primeiro passo e definir um novo sonho para seguir.

Mas e se eu definir o meu sonho, dividi-lo em passos, colocar toda a minha energia nisso, e não conseguir realizá-lo? Ainda que não possamos atingir nossos objetivos (o que é muito pouco provável, se você for persistente e dedicar todo o seu esforço), eu não consigo imaginar algo melhor para gastar o tempo de nossas vidas, do que correr atrás dos nossos sonhos.

 

A foto que ilustra este texto é da autora Moyan Brenn. Imagem original e informações sobre direitos de utilização aqui.

Publicações relacionadas:

Passe tempo com a sua família e com aqueles que vo... Quando foi a última vez que você disse para sua família ou amigos próximos o quando você os ama? Seja qual for a sua resposta, faça isso hoje. Recente...
Deixe de ser o centro do mundo Ao longo do dia, contamos uma história para nós mesmos, sobre o que está acontecendo... E o no centro desta narrativa está uma única pessoa. Nós me...
Um mini guia para não estar frustrado o tempo todo... Nós experimentamos doses de frustração todos os dias (ou horas). Somos frustrados por: outras pessoas, nós mesmos, tecnologias, situações no trabalho,...
Por que a Lei da Atração está errada, mas funciona... Recentemente fui questionado por um leitor sobre o que eu penso a respeito da Lei da Atração. Lembrando que eu sou apenas uma pessoa, e esta é a op...

Comentários no Facebook