Desafio de setembro: Acabar com a procrastinação!

Neste mês você vai acabar de vez com a procrastinação.

E não, você não pode ler este texto depois.

Todos somos vítimas da procrastinação. Ela nos persegue diariamente, por isso deixemos para depois tarefas que realmente queremos finalizar, corremos atrás de distrações, trabalho inútil, internet… Mas não paramos para fazer o que realmente importa.

A procrastinação tem nos controlado por tempo demais.

Este mês vamos tomar uma atitude. Este é o momento em que decidimos permanecer ao invés de evitar, focar ao invés de fugir.

Você está preparado para o “Desafio da não procrastinação”? Sim, você está. Não, você não pode fazer isso mais tarde.

Eu estou fazendo este desafio a você de hoje até o final deste mês.

Eis como funciona:

  1. Comprometa-se publicamente (nas mídias sociais, com seus amigos, familiares, colegas de trabalho e quem mais você quiser) a fazer isso todos os dias até o final deste mês.
  2. A cada dia, gaste apenas 5 minutos fazendo uma Sessão de Não Procrastinação (veja o próximo passo).
  3. Escolha uma tarefa importante para focar, livre-se das distrações, programe um timer para 5 minutos e não faça nada além desta tarefa.
  4. Você não pode mudar de tarefa durante esta sessão. Você não pode olhar outra coisa “rapidinho”. Você não pode levantar para limpar alguma coisa. Você pode apenas ficar sentado, fazer a tarefa definida ou apenas ficar sem fazer nada até completar os 5 minutos.
  5. Quando você sentir a necessidade de fazer outra coisa, não faça. Apenas esteja com esta sensação. Assista este impulso surgir e espere que ele desapareça. Então retorne à sua tarefa.
  6. Quando o timer completar o tempo definido, sucesso! Você pode continuar fazendo sua tarefa se quiser, ou dar uma pausa, mas nenhum dos dois é obrigatório. Apenas 5 minutos por dia é tudo o que você precisa para atingir o sucesso.
  7. Sim, faça suas sessões de 5 minutos também aos finais de semana. Escolha um projeto pessoal para focar durante estes dias se você preferir.

É isso. Apenas comprometa-se, escolha uma tarefa a cada dia, programe um timer e não faça nada além de trabalhar nesta tarefa ou parar para prestar atenção no seu desejo de fazer outra coisa. Muito simples, não é mesmo?

Você vai perceber que o impulso de fazer outra coisa aparece com muita frequência. Isso é normal. Estas sessões farão você enxergar estes impulsos e enfrentá-los, ao invés de fugir deles, como de costume.

Você vai perceber também que este impulso não é nada de mais. Nós fugimos por medo, mas realmente não há nada de assustador. Não há razão para pânico. Não é nada de mais.

Você talvez perceba que é capaz de ser muito mais produtivo, se não se permitir fugir. Seus projetos irão mais longe do que nunca. Você estará em dia com seus estudos ou trabalho. Tarefas importantes serão concluídas, e isso é só o começo.

Eu tenho usado este método para exercitar meu foco, e hoje, faço várias destas sessões por dia. E o mais gratificante é que agora eu consigo lidar conscientemente com meus impulsos de procrastinação em coisas como ler, trabalhar, fazer refeições saudáveis, entre outros.

Não, eu não estou livre da procrastinação. Eu não imagino que vá estar um dia. Mas hoje eu sei que estes desejos e impulsos não são nada de mais, e eu consigo manter o foco. Isso trouxe tantas mudanças para mim… Você também consegue fazer isso.

 

A foto que ilustra este texto é do autor Kricket. Imagem original e informações sobre direitos de utilização aqui.

Publicações relacionadas:

Como Vencer a Procrastinação Pra quem não está familiarizado com o termo, procrastinação nada mais é do que o famoso "empurrar com a barriga" ou "deixar para depois" e todos nós f...
Simplifique: Deixe de lado suas muletas "Muitos de nós precisam de muletas, às vezes, mas é uma estupidez usar uma muleta quando nossas próprias pernas (os nossos próprios amores, gostos, há...
Em defesa dos limites Nós vivemos em um mundo de abundância que muitas vezes vai além do excessivo. Podemos comprar qualquer coisa a qualquer hora, consumir tanta internet ...
A verdade sobre a sua incerteza sobre o propósito ... Você está na casa dos 20 ou talvez 30 anos de idade, talvez você sinta um monte de inseguranças o tempo todo. Você não sabe direito qual é o propósito...

Comentários no Facebook